Será que as empresas se adaptaram ao home office?

Stepps
3 min readDec 15, 2020

--

Por Victor Viana

Em 2020 devido à pandemia do COVID-19, as empresas tiveram que se reinventar em meio a várias inseguranças e incertezas. O home office passou de uma alternativa completamente descartada à uma realidade nesses tempos. Fora isso, várias empresasobtiveram a sua “alfabetização digital”, passando a executar processos seletivos, integração de novos funcionários, além de reuniões produtivas, de forma totalmente online.

Uma coisa costumeira nos processos seletivos, é que as empresas se preocupam apenas em escolher os melhores talentos tecnicamente (Hard skills) e deixam de lado as habilidades sociocomportamentais (Soft skills), podendo acarretar em grandes prejuízos. Hoje, o mercado necessita de colaboradores polivalentes, ou seja, que além dos conhecimentos técnicos necessários, pensem “fora da caixa” e sejam fáceis de lidar.

De acordo com André Ortiz, PhD em Business Administration in Neuromarketing pela Florida Christian University/USA, o comportamento é a causa de 90% das demissões no ramo empresarial. Ele ainda complementa que o conhecimento que o candidato possui previamente pode ser responsável por 90% da sua contratação. Ou seja, chegamos à conclusão que os hard skills possuem um grande peso para contratação, porém, não garante vida longa na empresa, já que o bom comportamento no dia a dia é fundamental.

Em uma pesquisa realizada pela Robert Half realizada com 300 líderes brasileiros em Julho de 2020, 62% deles realizaram processos seletivos online durante a pandemia e dentre eles, 61% afirmaram que a experiência foi positiva e pretendem continuar executando dessa forma. Olhando o lado dos colaboradores, 86% deles comentaram que gostariam de receber mais benefícios das empresas, em que o TOP 8 ficou composto por: assistência médica, vale- refeição, vale-alimentação, assistência odontológica, aportes na previdência privada, notebook, auxílio financeiro para montar o home office e auxílio estudo. Antes da pandemia, benefícios como auxílio estudo e auxílio financeiro para montar o home office não figuravam entre os benefícios mais comuns. Em contrapartida, benefícios que sempre figuravam no topo da lista, deixaram de possuir grande representatividade, como estacionamento e auxílio transporte.

Ainda sobre a pesquisa da Robert Half, 62% dos executivos aprovaram e obtiveram experiências positivas com o trabalho remoto durante a pandemia. Além disso, 74% dos líderes disseram apoiar que o time possa trabalhar de forma híbrida, ou seja, eles são a favor do funcionário trabalhar de onde se sinta mais produtivo. Para os colaboradores que se adaptaram ao home office, receber esse apoio do seu líder é vital, já que eles não teriam que se deslocar para trabalhar in loco, perdendo uma parcela do seu dia nos congestionamentos do trânsito.

Novo Normal. Fonte: ADS Comunicação Corporativa.

Nesse cenário em que estamos vivendo, a importância de possuir um bom líder é primordial para saber conduzir, escutar e tomar as melhores decisões conjuntamente com o seu time em prol de uma melhor performance nos resultados. Em equipes de projetos de alto desempenho, conseguimos identificar algumas características como: o aprendizado é altamente valorizado, a organização é mais horizontalizada possuindo poucos níveis de gerenciamento, a equipe procura formas inovadoras de utilizar a tecnologia existente, o trabalho em equipe é valorizado e talvez o mais importante, TODOS se sentem pessoalmente responsáveis pelo desempenho geral da equipe.

“ Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino um trabalho de um grupo enorme de pessoas.”

- Ayrton Senna

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”

- Michael Jordan

O pensamento que ícones do esporte, como Ayrton Senna e Michael Jordan possuem, se encaixa perfeitamente no âmbito de trabalho de qualquer empresa. Utilizando práticas de recompensa pelo trabalho bem-sucedido, mesmo que não seja de forma financeira, implantação da cultura do feedback (Lembrando que o feedback não deve ser só negativo…) e tendo líderes que sirvam de inspiração para os demais membros da organização, são peculiaridades essenciais para construir uma equipe de alto impacto em busca de voos cada vez mais altos.

Para se inscrever gratuitamente na Stepps News, acesse: bit.ly/steppsnews

--

--

Stepps
Stepps

Written by Stepps

Otimizando processos para redução de desperdícios.

No responses yet