Para que falar de saúde mental no trabalho?

Stepps
3 min readApr 6, 2021

--

Por Luisa Lacerda Rique

Psicóloga Clínica e Hospitalar — CRP 02/22860

luisariquepsi@gmail.com | @psiluisarique

Você sabe os danos psicológicos que um ambiente de trabalho pode causar? Alta demanda, prazos curtos, pressão, cobranças, relações interpessoais complicadas e falta de clareza sobre desejo e planejamento profissional são alguns dos fatores que se transformam em angústia e chegam com frequência no consultório de Psicologia quando o assunto é trabalho.

Em 2017, o Ministério da Saúde publicou um documento que colocou os transtornos mentais como a 3ª maior causa de afastamento do trabalho. Nesse contexto, é importante destacar transtornos como Depressão, Ansiedade, Pânico e a Síndrome de Burnout, esta última diretamente ligada aos efeitos do trabalho. O ambiente e a atividade desempenhada não são os únicos culpados pelo adoecimento psíquico. É importante considerar componentes físicos de pré-disposições e todo o contexto de vida de cada indivíduo, mas está cada vez mais clara a influência e a relevância do trabalho na vida psíquica do sujeito.

Desde que nascemos, a expectativa é que cresçamos para ter uma profissão, trabalhar, produzir e gerar lucro, e, na mesma medida, ter amigos e uma vida social ativa. Nada disso é totalmente consciente ou planejado, estamos falando de cultura. Historicamente, o surgimento do trabalho está ligado às necessidades de produção e lucro. Considerando que o ambiente de trabalho é responsável por juntar pessoas, fica evidente sua relevância para a construção de relações sociais, existindo a possibilidade de vínculos saudáveis e amizades duradouras. Porém, há a chance do surgimento de competitividade, comparação e inimizades no mesmo ambiente. Portanto, o trabalho concentra dois aspectos importantes da nossa vida: produzir e socializar.

Em 2015 a Forbes publicou que no Brasil se passa, em média, 47,8 horas por semana trabalhando, um número elevado comparado a alguns países da Europa como Dinamarca e França. Pensando que passamos tanto tempo no ambiente corporativo, e considerando também a posição dos transtornos mentais no ranking do Ministério da Saúde, não dá para ignorar a relevância da saúde mental no contexto do trabalho. Assim como o trabalho, a saúde mental é coisa séria, garante a nossa sobrevivência, o bem estar e a possibilidade de boas relações interpessoais.

A importância da saúde mental no trabalho. Fonte: Super Interessante.

O ambiente corporativo pode ser muito positivo para algumas pessoas, principalmente funcionários e funcionárias de empresas que valorizam o bem-estar, com gestão pautada na satisfação e possuem programas focados nas pessoas que constroem as empresas.

Tornar o ambiente de trabalho um local seguro, confortável e saudável, é papel, principalmente, da empresa. Entretanto, é possível pensar em estratégias para cuidar do psíquico. Se você é funcionário ou funcionária, é importante considerar seus limites e perceber as pessoas em quem você confia e se sente acolhido para compartilhar vivências. Se você é chefe, tente estar mais aberto para perceber o que se passa e os limites das pessoas que trabalham com você. O diálogo é um grande aliado na melhoria do ambiente e das relações, afetando positivamente a produtividade e a satisfação.

Portanto, independente do seu cargo dentro da empresa, se você pode, busque a psicoterapia. Entrar em contato com si gera impactos diretos nas relações e convivências no seu entorno.

Para se inscrever gratuitamente na Stepps News, acesse: bit.ly/steppsnews

--

--

Stepps
Stepps

Written by Stepps

Otimizando processos para redução de desperdícios.

No responses yet