O que são KPI’s e como as suas análises podem agregar na gestão industrial?
Hoje em dia, é indispensável o mapeamento de métricas no setor industrial. Também conhecido como KPI’s (Key Performance Indicator), esses indicadores conseguem mensurar resultados de processos e das equipes que compõem a indústria. Porém, para que tudo isso funcione adequadamente é necessário que seja feita uma coleta de dados adequada para que posteriormente os analistas/gestores consigam analisar o comportamento dos dados (informações coletadas), visando otimizar o controle de processos, as rotinas de trabalho e o funcionamento das máquinas existentes.
Os KPI’s utilizados no ramo industrial auxiliam na medição de eficácia, eficiência e performance das fábricas. Um bom exemplo pode ser visto no artigo Strategic Maps (2004), dos autores Robert S. Kaplan e David P. Norton, em que afirmam que só é possível gerenciar algo se ocorrer algum tipo de mensuração.
Alguns indicadores importantes que podem ser mensurados no dia-a-dia das indústrias:
· Aderência do Planejamento vs. Produção
É um indicador que vem sendo utilizado nas indústrias com o intuito de comparar a produção que foi planejada com a produção que realmente foi produzida. Ou seja, através de um modelo estatístico, um valor da produção planejada é gerado e comparado ao término do processo com o que realmente foi produzido. Quanto mais próximos esses valores estiverem, significa que o modelo está fazendo boas estimativas perante a realidade.
· OEE: Overall Equipment Effectiveness ou Eficácia Global do Equipamento
A OEE, visa mensurar o desempenho de seus equipamentos de acordo com a limitação da sua capacidade. Para isso, 3 medidas precisam serem calculadas: Disponibilidade, Desempenho e Qualidade.
A OEE é dada pela seguinte expressão:
OEE = Disponibilidade (%) x Desempenho (%) x Qualidade (%)
Em que:
Disponibilidade (%) = Tempo de produção / Tempo planejado de produção
Ou seja, quanto maior o tempo em que a máquina ficou produzindo, maior a disponibilidade. Enquanto que quanto menor o tempo de produção, maior o tempo em que a máquina ficou inutilizada.
Desempenho ou Performance (%) = Quantidade de produção real / Quantidade de produção estimada
O Desempenho remete à quão bem o equipamento produziu, enquanto ele estava produzindo. Ou seja, uma redução de velocidade ou pequenas paradas durante o processo, acarretam em uma baixa de performance do equipamento.
Ele também pode ser mensurado por uma outra abordagem, o Tempo. Deixando a equação acima da seguinte forma:
Desempenho ou Performance (%) = Tempo de ciclo ideal / Tempo de ciclo real
Qualidade (%) = Quantidade de produtos em conformidade / Total de produtos produzidos
Vale ressaltar que o item só é considerado em conformidade se ele recebeu esse rótulo desde a primeira vistoria. Caso ele tenha passado por um retrabalho, não é considerado um produto em conformidade para este cálculo. Outro ponto importante à ser citado é que o total de produtos se resume a soma de produtos em conformidade com os não conformes.
A partir do momento que esses 3 fatores forem calculados, o KPI OEE pode ser conferido. De acordo com um estudo realizado pelo World Class OEE, as indústrias mais eficazes do mundo possuem OEE de 85%, enquanto que a média mundial desse indicador é de 60%.
Este indicador permite que o gestor consiga identificar em tempo real, controle de qualidade das peças produzidas, melhor utilização do tempo e das máquinas, além de melhorias contínuas da produção no âmbito geral.
BI e Dashboards nas Indústrias
Além dos KPI’s é relevante citar a importância da utilização do BI (Business Inteligence) no dia-a-dia industrial, pois com essa prática conseguimos extrair informações relevantes, organizá-las e analisá-las, ao invés de ficarmos apenas com um grande conjunto de dados amontoados. O BI pode caminhar em paralelo com um bom Dashboard interativo, ou seja, o fato de deixar mais intuitivo os seus resultados, é de grande valia para a implantação dessa nova metodologia dentro das indústrias.
Imagine que assim que o funcionário coleta as informações e computa no sistema, o gestor já recebe de forma automatizada os novos cenários que estão sendo mapeados na fábrica em tempo real. Isso faz com que ele consiga diagnosticar e tomar decisões de forma mais rápida sem precipitação. Ou seja, essa antecipação é bastante benéfica para o seu negócio fazendo com que ele reduza as suas perdas e interrompa algum processo que esteja gerando pequenos prejuízos, antes dos mesmos aumentarem bruscamente.
Além disso, um Dashboard bem estruturado, facilita a comunicação entre diferentes setores da fábrica, pois, um bom Dahsboard é aquele que consegue através dos gráficos e números exprimir o que os dados querem nos dizer. Se você parar para pensar que todos os KPI’s relevantes para o seu negócio podem estar inclusos na tela do seu dispositivo de forma simples e interativa, não é fantástico!? Pois bem, fica a dica! 😉
Caso queiram saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a melhorar os resultados, podem entrar em contato conosco.
Inscreva-se na nossa Newsletter: bit.ly/steppsnews.