Indústrias estão mais propensas a investir em tecnologia. Mas como procurar soluções para meu negócio?
Por Daniel Almeida
Já era percebido que nos últimos anos o interesse das indústrias em investir em novas tecnologias vinha crescendo. Porém esse processo de transformação digital foi acelerado pela pandemia da covid-19. Segundo uma pesquisa realizada pelo CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), disponível aqui, das quase 500 empresas respondentes, mais de 70% afirmou que a pandemia antecipou melhorias de processos e que estão mais propensos a investir em inovação.
Uma outra pesquisa, realizada pela CNI com mais de 500 empresas industriais, nos deu um panorama do impacto da pandemia no setor industrial brasileiro e das expectativas dos gestores pra 2021. É importante perceber que investimento em tecnologia e melhorias de processos estão entre as prioridades para o ano.
Bom, já que o investimento em melhorias e novas tecnolgias é tão importante, como definir quais projetos deverão ser executados?
Para responder essa pergunta é preciso fazer um diagnóstico holístico dos processos e problemas da indústria. E para te ajudar nisso, vamos relembrar alguns princípios da indústria 4.0. Enquanto lê os tópicos abaixo, tente visualizar como é a realidade da indústria na qual você trabalha.
Os 6 princípios são:
- Tempo real: a capacidade de coletar e tratar dados de forma instantânea, permitindo uma tomada de decisão qualificada em tempo real.
- Virtualização: é a proposta de uma cópia virtual dos processos, graças a sensores espalhados em toda a planta. Assim, é possível rastrear e monitorar de forma remota todos os seus processos.
- Descentralização: é a ideia da própria máquina ser responsável pela tomada de decisão, por conta da sua capacidade de aprender e se autoajustar em tempo real.
- Orientação a serviços: é um conceito em que softwares são orientados a disponibilizar soluções como serviços, conectados com toda a indústria.
- Modularidade: permite que módulos sejam acoplados e desacoplados segundo a demanda da fábrica, oferecendo grande flexibilidade na alteração de tarefas.
- Interoperabilidade: máquinas e sistemas se comunicando a todo momento.
É provável que você tenha pensado agora em alguns pontos que você acha que podem ser melhorados. Mas para termos um planejamento ainda mais eficiente, que tal partirmos para mapear os processos e problemas de maneira mais estruturada? Podem ser usadas metodologias e ferramentas já bastante difundidas no meio industrial, como BPMN, MFV, Diagramas de Pareto e Espaguete, Workshops de Ideação… O importante é que consigamos selecionar áreas, linhas e processos prioritários, seja por relevância de faturamento/custos ou magnitude dos problemas. Um outro ponto importante de se ter em mente, é que muitas vezes é importante começar pequeno, e através das chamadas Quick Wins, ir escalando os projetos aos poucos.
Definidos os desafios que serão resolvidos, é hora de buscar as soluções. Esta etapa se inicia já com uma decisão extremamente importante: desenvolver internamente ou terceirizar (outsource)? Na maioria dos casos pode não ser viável financeiramente manter uma equipe internamente, ou por questões de cronograma, os squads de TI não conseguirão entregar resultados com agilidade competitiva, portanto a melhor opção pode ser de fato buscá-las no mercado. Neste caso, existem diversas opções, uma delas é se utilizar da inovação aberta, na qual a indústria pode abrir seus desafios para a comunidade empreendedora e selecionar as melhores propostas.
Uma outra possibilidade é se conectar diretamente com parques de inovação ou startups para viabilizar as melhorias. A Stepps se posiciona no mercado como uma empresa que, além de desenvolver soluções tecnológicas altamente personalizadas para Indústria e Agronegócio, é parceira dos clientes na hora de montar a melhor estratégia de digitalização. Possuímos um leque extremamente amplo de conhecimentos, ferramentas e tecnologias, que vão desde análises estatísticas de processo, até a aplicação de Machine Learning, Visão Computacional e IIoT (Internet das Coisas Industrial).
Seja qual for a sua decisão, o mais importante é dar o primeiro passo e começar a melhorar a realidade da sua empresa e de todos que trabalham com você.
Quer saber como a STEPPS pode ajudar sua empresa? Manda uma mensagem pra gente no whatsapp (81) 99749–9941.
Para se inscrever gratuitamente na Stepps News, acesse: bit.ly/steppsnews