Design de experimentos é uma metodologia pouco utilizada, porém extremamente eficiente, que estuda as relações entre as diversas variáveis de um processo e suas influências no resultado final. Tudo isso possui o objetivo de encontrar a combinação que mais se aproxima do objetivo definido pelos gestores. A Stepps se aprofundou nestas ferramentas, unindo sua precisão com técnicas de design thinking para criar novos meios para se fazer melhorias em fábricas.
Na primeira etapa do estudo em uma empresa, nós realizamos um diagnóstico, para identificar oportunidades de melhoria em processos atuais do cliente, e também alinhar os objetivos do estudo à estratégia de curto e médio prazo dos gestores da produção. Logo depois é necessário nos aprofundarmos no processo escolhido, entendendo cada variável de produção, bem como para fazermos um mapeamento completo do stakeholders, insumos e saídas. Com tudo isso feito, nossa equipe de estatística irá montar um planejamento de experimentos, cujo intuito é testar as variáveis da produção em diferentes cenários, a fim de entender a relevância de cada uma, bem como possíveis interações que tenham entre si.
É necessário entender que durante os testes, algumas combinações de variáveis poderão dar resultados ruins, e outras, soluções excelentes.Porém, em alguns casos, essas variações podem impossibilitar que os testes sejam executados diretamente na linha de produção, então há a possibilidade de realizarmos os testes em laboratório.
O resultado desses testes servirá de base para uma análise estatística que irá resultar em uma sugestão de ajustes para os parâmetros de produção. Realizando um novo teste para verificar a eficiência do ajuste, podemos informar o quando o cliente passará a economizar.
É importante explicar os tipos de benefícios que se pode ter ao utilizar design de experimentos para realizar melhorias de processos.
- Ajustes de composição de produto: Para garantir que o produto tenha as melhores características possíveis, é necessário entender como suas variáveis (dimensões, composição química, design…) impactam no desempenho final. Além disso é preciso estudar as quantidades de matéria-prima e parâmetros de processamento ideais para se atingir o melhor produto de fabricação possível.
- Redução de custos: Design de experimentos pode ser usado exclusivamente com o objetivo de reduzir custos de um processo, mesmo que ele esteja atingindo resultados satisfatórios.
- Aumento de controle e redução de variações: Atualmente muitas empresas definem intervalos de aceitação, que definem de maneira extremamente polarizada se um produto de processo será aprovado ou não. Nestes casos é importante perceber que apenas tendo seus processos dentro dos limites de fabricação não é o suficiente, pois sempre se deve buscar uma melhor aproximação do resultado com os valores ideais projetados. Qualquer variação, por menor que seja, representa um desperdício, e com design de experimentos conseguimos reduzir continuamente esses desvios.
- Pesquisa & Desenvolvimento: Muitas empresas constantemente desenvolvem novos produtos ou processos. Porém para se encontrar as melhores características, é necessário ter planejamento sólido de experimentos, para que todas as variáveis sejam muito bem entendidas e não percamos tempo e dinheiro realizando testes desnecessários.
Em testes realizados em indústrias multinacionais, design de experimentos já resultaram em reduções de até 80% nas variações de produção, e de 40% na utilização de matéria prima. Nesses casos, milhões de reais foram economizados anualmente.
Caso queiram saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a melhorar os resultados, podem entrar em contato conosco.
Inscreva-se na nossa Newsletter: bit.ly/steppsnews.