Novos Produtos — Onde o Lean e a estatística se encontram

Stepps
3 min readAug 25, 2020

--

por Daniel Almeida

Desenvolver produtos nunca foi uma tarefa fácil, e por estar caminhando tanto pelo mundo das indústrias, quanto dentro de um ecossistema de inovação como o Porto Digital, vejo que existem abordagens muito diferentes quando se discute esse assunto. Apesar de o termo “Lean” ser empregado corriqueiramente em ambos os contextos, as aplicações de suas metodologias são bastante diferentes porém complementares.

Dentro do contexto das indústrias, os gestores estão cada vez mais preocupados em alcançar níveis baixos de desperdício, e atingir a excelência em termos de eficiência de seus processos produtivos, para isso se munem de filosofias como lean manufacturing e WCM, sendo muito bem sucedidos em seus projetos, como Waldemar Neto relatou na quarta edição da SteppsNews, confira aqui.

Já no universo digital, as metodologias de Lean Startup ganham destaque dentro da área de desenvolvimento de produtos através de frameworks específicos, como o Lean Product Lifecycle. No Lean PLC, são 6 etapas que levam o produto da ideia até sua retirada do mercado: Ideação, Exploração, Validação, Crescimento, Sustentabilidade e Retirada. Sempre com foco em interações com o cliente final para validar os pontos principais. Com isso, é possível reduzir a chance de falha de um produto e construir em volta dele um modelo de negócios rentável, repetível e escalável.

Fonte: Livro Lean Product Lifecycle.

Porém apesar de todas essas filosofias estarem repletas de frameworks de experimentação que se propõem a encontrar as melhores configurações de um produto e modelo de negócios, para alguns tipos de produtos ainda falta um nível mais avançado de experimentação. Imagine por exemplo que uma indústria pretende desenvolver uma nova liga metálica para determinada aplicação. Esse novo produto precisa atender às especificações do cliente tendo o menor custo possível de fabricação. As variáveis são inúmeras, indo desde composição química até características mais generalistas, como formato e cor. De cara dá pra perceber a alta complexidade dessa tarefa, e isso fica ainda mais complicado quando se percebe o fato de que algumas variáveis têm suas influências sendo amplificadas ou restringidas por outras variáveis, e isso muitas vezes não é nem um pouco intuitivo, podendo até nunca serem percebidas.

A Stepps utiliza a ferramenta estatística Design de Experimentos para testar diversas características e variáveis do produto de maneira mais rápida e barata. O planejamento desses experimentos parte do entendimento das características essenciais do produto, seus objetivos e especificações. A partir disso nós identificamos quais são as variáveis que influenciam no produto e realizamos experimentos que vão testá-las em diferentes condições. É importante salientar que, diferentemente de testes A/B, que mudam apenas uma variável por vez, aqui nós conseguimos realizar várias alterações simultâneas, justamente para perceber, além das influências e características de cada uma no resultado final, como elas interagem umas com as outras. Após uma análise estatística dos resultados, iremos encontrar a melhor combinação de fatores para atingir o produto ideal.

Essa ferramenta também pode ser utilizada constantemente para melhorar produtos existentes. Imagine agora que sua empresa fabrica um material metálico e que alguns elementos adicionados à liga são consideravelmente mais caros do que outros. Através de Design de Experimentos é possível encontrar combinações dessas variáveis para que o consumo dos materiais mais caros seja reduzido, mantendo o produto dentro das especificações, economizando milhões de reais em matéria-prima. Isso pode ser feito também para testar novos tipos de insumo, ou mesmo fornecedores diferentes.

Esses experimentos podem ser feitos de maneira pontual, para suprir necessidades específicas, mas se forem feitos periodicamente, podemos garantir que estamos sempre fabricando os produtos certos, com as características ideais e custo cada vez mais baixo. Aqui na Stepps entendemos o poder que cada filosofia e metodologia tem, e utilizamos todas elas em nossos projetos. Dessa forma, queremos fazer com os produtos da sua indústria tragam resultados cada vez melhores.

Quer saber como podemos te ajudar? Fala com a gente pelo whatsapp clicando aqui.

Para se inscrever gratuitamente na Stepps News: bit.ly/steppsnews

--

--

Stepps
Stepps

Written by Stepps

Otimizando processos para redução de desperdícios.

No responses yet